-
Arquitetos: FREAKS Architecture, SO-IL
- Área: 6500 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Iwan Baan
Descrição enviada pela equipe de projeto. Camuflado na paisagem bucólica do Parque Natural dos Vosges do Norte, o Site Verrier de Meisenthal é um centro cultural ativo construído por meio de financiamento público em uma fábrica histórica de vidros que remonta ao século XVIII.
Ele abriga três instituições independentes, mas inter-relacionadas: o museu do vidro (Musée du Verre et du cristal) – uma memória viva que traça a história do vidro no local; o CIAV (Centre International d'Art Verrier) – um centro internacional de arte em vidro onde o artesanato tradicional encontra práticas contemporâneas; e o Cadhame (Halle verrière) – um espaço cultural multidisciplinar que acolhe instalações artísticas, happenings e concertos em vários níveis. A nossa intervenção unifica-os para definir uma identidade institucional contemporânea em diálogo com um patrimônio industrial.
A superfície ondulada de concreto vazado feita no local faz alusão à produção de vidro, pois une os edifícios. A superfície funciona como telhado, teto e parede, conectando os andares térreos dos edifícios para enquadrar uma praça pública. Novas funções são introduzidas de forma sensível sob e sobre esta superfície, incluindo escritórios, áreas de oficina, café e restaurante.
As funções do edifício existente são re-imaginadas e ampliadas: o salão da fábrica recebe uma nova entrada em um subsolo anteriormente não utilizado e um teatro black box de 500 lugares que pode ser reconfigurado como um teatro para 700 pessoas ou aberto em uma sala de concertos para 3.000.
O novo espaço público aumenta a consciência cívica do local histórico e também apresenta um espaço altamente flexível para apresentações de teatro ao ar livre, concertos e festividades sazonais.